Somos as nossas escolhas, por isso é importante saber escolher

o nosso caminhar e o nosso viver, para que no futuro não tenhamos

que nos arrepender do que deixamos de fazer ou realizar.



"Nossas escolhas é o que importa", e isso é o que fará toda a diferença.



"O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom" (Jó 34:4)


domingo, 2 de outubro de 2011

Suicídio: O que diz a Palavra de Deus.

Vamos começar pelos Mandamentos de Deus:

Êxodo 20 versículo 13: “Não Matarás”

A única coisa que não foi inspirada por Deus aos profetas: Os Mandamentos da Sua Lei.

O Senhor as escreveu com Suas Mãos, para que não pudesse surgir nenhuma sombra de dúvida, quanto ao que o Senhor requereria de toda a humanidade para cumpri-las e seguir, e o não cumprimento dos mandamentos é pecado, pois o pecado é a transgressão da Lei. Dizem que a Lei foi abolida e que vivemos pela graça esbanjadora de erros e invencionices, mas o Senhor Jesus não veio revogar a Lei, Ele veio cumpri-la em todos os sentidos, devemos pensar e refletir nos passos de Jesus aqui na terra. Jesus revogou a lei cerimonial, não haveria mais matanças nem oferecimentos em holocaustos, tudo “estava consumado", pois a Lei do Antigo Testamento é a essência do caráter de Deus e essa Lei é o fundamento do Novo Testamento.

Bem voltemos ao suicídio. “NÃO MATARÁS”, entendeu? Não? Vamos continuar.

“Nem ao próximo, nem a ti mesmo”. Entendeu? Ainda não?

Então vamos mais adiante.

O suicídio é um ato desesperador, doentio, geralmente cometido por pessoas psicologicamente e mentalmente desequilibradas. Buscam paliativos para os seus supostos males, drogas/remédios, etc., vão à procura de falsas saídas através de pessoas que são “supostamente soluções” para os males da alma. Grande engano percorre caminhos que aos seus olhos “parecem caminhos de vida, mas que no final são caminhos de morte”, Prov. 14:12; 16:25.

Lemos na Bíblia, relatos de pessoas e de até de um grande Rei do seu tempo, Rei Saul, o primeiro rei de Israel, que após se afastar de Deus e fazer tudo o que era errado, foi atormentado por espírito maligno, que o atormentava dia e noite, e quando se viu perdido por seus erros foi fazer mais uma coisa que é abominação ao Senhor, porém, como um abismo chama outro abismo (Sl 42.7), Saul, num último e desesperado gesto de desobediência, resolveu apelar para uma feiticeira na tentativa de falar com o profeta Samuel, já morto. E tal era o desequilíbrio de Saul, que temia os inimigos nas batalhas que outrora era vencedor, pois andava com Deus e O obedecia, e grande era o seu pavor de cair nas mãos do inimigo, que se suicidou, se acorvadando e não buscando aquele que sempre estivera ao seu lado.


Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.

Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele. 1 Samuel 31:4-5

Dois homens de classe e posição social diferentes, mas com o mesmo sentimento de medo e covardia.

Lemos outra passagem onde é sugerido um suicídio. A mulher de Jó sugere que ele amaldiçoe a Deus e morra. Jó 2:9. Jó, porém não ouve a loucura da mulher, e não peca contra Deus.

Temos ao nosso redor pessoas que nos levam a cometer atos insanos e a andar por caminhos errados, onde são cometidos suicídios todos os dias, drogas, prostituição, fornicação, impureza, lascívia, imundícias e todo pecado que macula a imagem e a semelhança de Deus Pai em nós.

A Palavra de Deus não cita suicídio claramente, mas no seu contexto tudo que for expressão de violência a morada do Espírito Santo e a posicionamentos errados diante de Deus quanto ao cumprimento dos seus Mandamentos, sugere um suicídio duplo, pois fica sujeito a morte física e também a segunda morte, a espiritual, pois em Apocalipse 21:8 está escrito:

Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Uma classe que está relacionada com o tema: assassinos ou homicidas e covardes.
• “NÃO MATARÁS”, mandamento da Lei de Deus

Um comentário:

VOLTEMOS ÀS RAÍZES disse...

Parabéns pelo blog irmã Maria Thereza. Mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja com você sempre !!!