Somos as nossas escolhas, por isso é importante saber escolher

o nosso caminhar e o nosso viver, para que no futuro não tenhamos

que nos arrepender do que deixamos de fazer ou realizar.



"Nossas escolhas é o que importa", e isso é o que fará toda a diferença.



"O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom" (Jó 34:4)


sábado, 1 de outubro de 2011

Davi derruba o Golias do Minimalismo

Em 2003, foi publicado no Brasil o livro “E a Bíblia não tinha razão”, de Israel Finkelstein. Este livro tem trazido desde então, a visão minimalista da arqueologia bíblica para o público brasileiro, principalmente o público cético. Os minimalistas são aqueles grupos de arqueólogos que atribuem o mínimo de historicidade ao relato bíblico, ao contrário dos maximalistas. Eu diria até que Finkelstein é o guru dos minimalistas, embora ele não se considere um.

Entre vários assuntos tratados no livro, Finkelstein trata da historicidade do reinado de Davi e Salomão. Basicamente o que ele argumenta é que embora possa se provar que Davi foi realmente um personagem histórico, seu reino foi um reino de pastores. Não houve um desenvolvimento do povo hebreu, como o demonstrado na Bíblia. Mal sabem seus leitores que Finkelstein tinha acabado de rever sua posição anterior sobre os reinos de Davi e Salomão.


Foi com o texto The Birth & Death of Biblical Minimalism (O nascimento e morte do minimalismo bíblico) que Yosef Garfinkel iniciou uma série de comentários na internet recentemente, questionando o minimalismo, e até mesmo “sepultando-o”. Yosef Garfinkel descreve neste texto, a trajetória do minimalismo bíblico desde seu nascimento, por volta de 1930, até recentemente, quando ele mesmo foi protagonista de uma descoberta surpreendente no vale de Elah: uma fortaleza que pertencia ao reinado de Davi.

Garfinkel inicia seu texto lembrando seus leitores que houve uma época que a própria existência de Davi era questionada. Para os minimalistas, o rei Davi era tão histórico quanto o rei Arthur. Garfinkel então descreve como logo os

Certamente muito há para ser descoberto ainda. Mas pelo que já foi visto até aqui, há uma grande probabilidade dos minimalistas serem mais uma vez refutados. E se existiu um reinado de Davi, um reinado cujo povo era altamente organizado, houve também um período de tempo que este povo se organizou. Houve um período de tempo em que aquele povo nômade se tornou um povo urbano e culto, desenvolvendo um sistema de escrita peculiar.

Fonte: http://www.e-cristianismo.com.br/

Mesmo quando tentam desacreditar a Bíblia, ela continua sendo a mensagem da historia e da verdade de Deus.

Nenhum comentário: